Conheça os tipos de costura mais comuns na moda

Conheça os tipos de costura mais comuns na moda

Os diferentes tipos de costura possuem potencial de influenciar o acabamento, o caimento e a modelagem das roupas. Conhecer um pouco mais das técnicas também pode ser muito útil na hora de comprar bolsas e acessórios de qualidade.

Diante da diversidade das técnicas de costura, é preciso ter cuidado e saber qual tipo de ponto escolher. Isso porque tudo depende do tipo de tecido, ou seja, a densidade e a textura da peça são decisivas na hora de optar por qual técnica usar.

Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Prossiga com a leitura. Ao longo deste conteúdo, você descobrirá quais são os tipos de costura mais comuns na moda. Confira e aprofunde o seu conhecimento sobre o assunto!

Breve história da costura

Os primeiros tipos de costura surgiram ainda no período Paleolítico, quando os humanos usavam peles de animais, tiras de couro, fiapos de algodão e ossos como agulha para as primeiras vestimentas.

Com o passar dos anos, a costura foi se tornando mais elaborada, e as roupas foram tomando cada vez mais forma. Na Antiguidade, os humanos conseguiram aperfeiçoar significativamente os pontos de costura, o que permitiu a criação dos primeiros calçados feitos de couro e amarrações.

Na Idade Média, já havia diversos tipos de costura à mão, o que desencadeou o surgimento do alfaiate e a criação de vestidos mais sofisticados. Porém, foi somente no século XVIII, com a Revolução Industrial e o desenvolvimento da indústria têxtil, que começaram a ser produzidas roupas em massa de forma automatizada.

Principais tipos de costura na moda

Há uma infinidade de diferentes tipos de costura, contudo algumas técnicas são mais frequentemente empregadas, tanto nas indústrias quanto por costureiras. A escolha de qual ponto usar, geralmente, é baseada no tipo de tecido que está sendo trabalhado e no design que se deseja criar.

Ainda, vale destacar que itens costurados de forma artesanal costumam ser bastante admirados e requisitados. Pelo fato de o trabalho ser manual, as peças se tornam únicas e exclusivas. Entretanto, a indústria também é capaz de produzir itens customizáveis e com costuras diferentes.

Seja qual for a sua escolha, vale conhecer quais são os tipos de costura mais comuns na moda. Assim, na hora de comprar as suas roupas e os seus acessórios, você adquire condições de avaliar se a peça é de qualidade. Afinal, uma costura bem-feita não só traz beleza, como também influencia a durabilidade dos seus itens!

Pesponto

O pesponto é utilizado como um dos principais tipos de acabamentos de costura. A técnica consiste em unir as partes do tecido por meio de pontos simples, alinhados e firmes.

Porém, além de emendar o tecido, atualmente, o pesponto adquiriu um status fashion. Aplicado em bolsos, cós e ao longo das roupas, ele evidencia detalhes e cria efeitos interessantes ao ser aplicado com linhas em tons vibrantes. O resultado costuma aparecer em peças cheias de detalhes estilosos e contrastantes!

Imagem de tipos de costura

Costura inglesa

A costura inglesa ou costura rebatida é o ponto mais aplicado em calças jeans e camisas. Ainda que possa ser feita na máquina, o trabalho é um pouco mais complexo e exige mais atenção para que o acabamento fique reto e bem-feito.

Pelo fato de a costura ser dupla, ela é largamente utilizada em roupas que precisam de maior reforço. Bolsas tipo sacola, ecobags e barras de calça, por exemplo, costumam receber esse tipo de costura na sua confecção.

Costura zigue-zague

Tal como o nome sugere, a costura zigue-zague é feita de forma a unir as metades por pontos sucessivos que lembram triângulos. Para fazê-la, é preciso contar com uma máquina específica e ajustar a agulha conforme o manual de instruções do aparelho.

Esse ponto é utilizado para bordas ou tecidos que desfiam com facilidade. Peças de cetim, por exemplo, costumam receber esse tipo de costura. Como a máquina faz a maior parte do trabalho, essa costura pode ser considerada mais simples.

Costura francesa

A costura francesa é mais usada em tecidos finos e em peças mais delicadas, como roupas de festa. Isso porque a finalização é elegante, discreta e eficiente. A costura francesa é parecida com a inglesa, exceto pelo fato de que, na parte do avesso, as duas partes do tecido ficam alinhadas uma sobre a outra.

Avalie a costura e descubra a qualidade da peça

Você sabia que analisar a costura permite descobrir se as roupas, bolsas ou calçados são de qualidade? Para tanto, observe o acabamento interno e externo. Avalie o avesso, o forro e, se for o caso, também os bolsos.

As costuras precisam estar uniformes, firmes e sem pontos soltos ou fiapos. Peças com acabamento ruim tendem a se descosturar com o tempo, o que torna inevitável a ajuda de uma costureira para recuperar o item.

Avaliar a costura é uma tática interessante para saber se o produto possui qualidade. Esse é um dos principais atributos que determinam a durabilidade da peça. Portanto, vale considerar fazer compras em lojas que tenham tradição no mercado, já que elas costumam seguir padrões mais rigorosos em suas confecções.

Encontre bolsas e sapatos de qualidade na Corello!

Gostou de conhecer os principais tipos de costura na moda? Saber mais sobre o tema pode ser útil na hora de fazer compras. Se deseja adquirir bolsas e sapatos de qualidade, conte com a Corello. Visite a nossa loja on-line e descubra itens incríveis feitos com as melhores técnicas e as melhores matérias-primas do mercado!

Produtos relacionados

Bolsa Tote Tressê – Couro Verde Lima – UN

Bolsa Tote Tressê – Couro Verde Lima – UN

Ver na loja
Hobo Betina Couro Verde Lima

Hobo Betina Couro Verde Lima

Ver na loja
Bolsa De Mão Ilhós – Couro Verde Lima – UN

Bolsa De Mão Ilhós – Couro Verde Lima – UN

Ver na loja
Sandália Trisha Alternativo Verde Lima

Sandália Trisha Alternativo Verde Lima

Ver na loja

Conteúdos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *