Pochete: o que é, como surgiu e como usar?

Pochete: o que é, como surgiu e como usar?

Com diversas formas de uso, a pochete oferece conforto, liberdade e um toque de moda pra homens e mulheres de todos os estilos.

A pochete já foi um acessório comum dos carteiros — que usavam pra transportar correspondências — e sinônimo de cafonice. Porém, hoje em dia, ela deu a volta por cima e se tornou um item cool.

Não à toa, várias grifes de luxo apostam na pochete, que pode trazer um toque de estilo e personalidade ao look. Mas claro, o mérito também é de cada pessoa que usa e consegue sustentar o visu, né?

E sabe o que é legal? Cada um pode adaptar a pochete ao seu próprio estilo, misturando com outras peças de roupa e acessórios. Pensando nisso, quer aprender mais sobre esse item fashion? Continue com a gente e confira:

  • O que é pochete feminina?
  • O que é a pochete masculina?
  • Como se chama pochete hoje em dia?
  • Como a pochete surgiu?
  • Por que usar a pochete?
  • Como usar a pochete?

O que é pochete feminina?

A pochete feminina é basicamente o mesmo que a pochete comum: tipo de bolsa pequena usada na cintura ou nos quadris. A diferença é que a feminina tem um toque voltado pra esse público.

Quer dizer, geralmente a pochete feminina tem designs mais delicados e cores mais vibrantes. E ainda, podem ter detalhes como bordados, estampas florais ou acabamentos mais elegantes. Mas claro, existem modelos unissex e a possibilidade de aderir ao estilo tomboy — que mistura peças masculinas no guarda-roua feminino.

O que é a pochete masculina?

A pochete masculina costuma ter designs mais simples e cores mais sóbrias, como preto, marrom, azul escuro, entre outras. O bom dessa paleta de cores é que fica mais fácil montar looks e ser atemporal.

Ou seja, a pochete masculina é feita pra ser prática e funcional, perfeita pra carregar itens básicos, como carteira, celular e chaves. Lógico, isso não quer dizer que um cara não possa usar uma pochete com cores vibrantes ou estampas divertidas, tá? Inclusive, é sempre bem-vindo fugir do óbvio e criar looks mais fashionistas. 

Como se chama pochete hoje em dia?

Hoje em dia, a pochete ganhou uma versão mais chique e estilosa chamada de Belt Bag. É como se fosse uma evolução da pochete tradicional, com um toque de luxo e sofisticação. 

A proposta da Belt Bag é ser usada de várias formas: como um cinto para acinturar looks, transpassada no corpo ou até mesmo a tiracolo. E aí, qual você prefere? Seja qual for a escolha, a Belt Bag é perfeita pra trazer modernidade e estilo ao visu, além de ser super prática para carregar seus itens.

Como a pochete surgiu?

A pochete surgiu beeeem antes do que muita gente imagina, acredita? Acompanhe a linha do tempo a seguir e entenda!

1ª Guerra Mundial

Neste período, as mulheres assumiram trabalhos fora de casa, já que muitos homens estavam lutando na guerra. Então, a pochete, usada na cintura para carregar itens essenciais, foi muito bem-vinda. Até porque, ela deixa as mãos livres pra que as mulheres trabalhassem com mais praticidade.

Anos 70

Dessa vez, o uso da pochete ganhou um maior apelo estético, já que a diva Jane Birkin, cantora e compositora, populariza versões compactas e elegantes. Ou seja, ela mostrou que a pochete não precisa ser apenas prática. Afinal, se até uma diva como ela adotou a pochete, quem somos nós para não seguir essa tendência, né?

Anos 80 e 90

Sabe aquelas roupas esportivas com maiô cavado, cintura marcada e cores vibrantes — comum nos anos 80 e comecinho dos 90? Esse estilo combinou perfeitamente com o uso de pochetes.

Isso porque ela mantém as mãos livres e ainda deixa o look mais estiloso, do jeitinho que a moda daquele período pedia. Por esse motivo, esse acessório era muito comum, especialmente em atividades como caminhadas e pedaladas.

2014

Acessórios da moda antes esquecidos sempre voltam a fazer sucesso, né? Foi nessa lógica que Karl Lagerfeld, famoso designer de moda alemão, reintroduziu a pochete no desfile da Chanel.

Em outras palavras, todo mundo ficou de olho e, de repente, a pochete virou um item must-have de novo. Afinal, a partir deste desfile da Chanel, várias outras marcas começaram a lançar suas versões.

2019

A partir de 2019, a pochete ganhou o street style e ficou especialmente popular em eventos abertos, como o carnaval. Aí, facilmente você encontra um monte de gente usando ela na cintura, tiracolo, cruzada no ombro e por aí vai.

Por que usar a pochete?

Usar pochete é vantajoso primeiro porque ela é super prática e funcional, especialmente para quem valoriza o conforto. Imagina só, ter tudo o que você precisa ao alcance da mão, sem ter que ficar cavando em bolsos profundos ou carregando uma bolsa pesada?

E olha que legal: não importa se você é homem ou mulher, a pochete é democrática e todo mundo pode usar sem problema. Ela até dá uma animada naquele look mais básico, sabe? 

Além disso, a pochete é mega segura, porque fica bem coladinha no seu corpo, deixando suas mãos livres pra curtir à vontade. 

Como usar a pochete?

Não há regras rígidas para usar pochete, mas existem algumas sugestões, como:

  • na cintura – ajuste a alça da pochete conforme sua preferência. Use-a na região da cintura, posicionando-a de forma confortável ao redor do quadril;
  • cruzada no corpo – ajuste a alça para a pochete ficar na altura desejada. Posicione a pochete na frente ou no lado do corpo para fácil acesso aos itens;
  • como um cinto – escolha uma pochete com formato e tamanho adequados para ser usada como cinto. Deixe-a posicionada na frente, lateral ou nas costas, dependendo do seu estilo e preferência.

Conheça os modelos de bolsas da Corello

Como visto, a pochete se tornou um item indispensável para quem busca conforto, praticidade e claro, um toque de moda no dia a dia. Então, se você ainda não aderiu à tendência da pochete, está na hora de considerar!

Aproveite a visita em nosso blog e acesse o site para conhecer os diferentes modelos de bolsas disponíveis. Assim, você escolhe o que tem mais a sua cara!

Conteúdos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *