O que é matelassê? Conheça tudo sobre a técnica

O que é matelassê? Conheça tudo sobre a técnica

Se você deseja saber tudo sobre o que é matelassê, veio ao lugar certo! Essa técnica é clássica, muito vista em bolsas, jaquetas, colchas e edredons. Elegante e confortável, concede um ar refinado para qualquer peça.

Quer saber como essa costura é feita e como incorporá-la aos looks? Se você está curioso e quer entender o que é matelassê, prossiga com a leitura. Ao final, separamos dicas de looks incríveis para você arrasar explorando essa técnica, confira!

Afinal, o que é matelassê?

Originária da língua francesa, a palavra matelassê significa acolchoado. Trata-se de um acabamento específico dado a tecidos como o couro. A costura é feita em pesponto, confeccionada com tecido duplo e enchimento. O pesponto é feito em losangos, unindo o tecido, o enchimento e o forro, geralmente.

Como o matelassê surgiu?

Após entender o que é matelassê, vale conhecer um pouco sobre a história dessa técnica. O método era comum na França no século XVIII, mas foi somente com o britânico Robert Elsden que se popularizou. Isso porque ele descobriu uma forma de reproduzir esse tipo de costura a partir de um tear.

Inspirado pela costura de colchas e almofadas francesas de Marselha, Elsden chegou a ser homenageado pela Sociedade para a Promoção das Artes, das Manufaturas e do Comércio, tamanho o impacto da sua invenção.

Entretanto, somente anos mais tarde, esse acabamento atingiu o auge na moda. O sucesso aconteceu por meio da bolsa em matelassê, graças às grifes Dior, com o modelo clássico Lady Dior criado em 1947, e Chanel, com o modelo Boy Bag em 1955.

Tipos de matelassê

Atualmente, essa técnica aparece em diferentes itens, como em roupa de cama, sapato, bolsa e revestimento de cadeira. A aparência mais comum dele é aquela que traz a textura em losangos. Porém, você sabia que há outros tipos de matelassê? Confira-os e escolha aquele que você mais gostar:

  • losangos com detalhes em retângulos: podem ser feitos em vários tecidos, com destaque para o courvin;
  • losangos simples: tradicionais e mais usados no matelassê;
  • cubos: geralmente aplicados em tecido jacquard ou tricoline;
  • escamas de peixe: uso variado, desde roupas de cama até portas;
  • quadrados: aparecem em diferentes gramaturas, na confecção de peças que promovem o isolamento térmico;
  • balão: muito usado em roupas de cama e forros de malas;
  • sansui: aplicado em uma infinidade de tecidos, como tafetá e failet;
  • jeans matelado: usado para peças e acessórios da moda, geralmente com formato de lanças.

O matelassê na moda

O tecido em matelassê aplicado em itens de vestuário é capaz de elevar qualquer look. Isso porque ele é visto como sinônimo de elegância e marca registrada de grifes da alta-costura. Em relação ao caimento, permite que as roupas se adaptem ao corpo, sendo uma possibilidade para o uso de tecidos mais grossos.

A técnica aparece em jaquetas, sapatos, botas, bolsas, saias e vestidos. No caso dos calçados, o matelassê traz traços detalhistas, concedendo um diferencial especial ao visual, além de muito conforto.

Inclusive, esses itens ganham um ar versátil com o uso da matelassê, principalmente aqueles casuais, como botas e tênis. As costuras e o enchimento volumoso proporcionam originalidade à produção e criam contrastes interessantes, sendo uma ótima opção para explorar a criatividade ao inovar o visual.

Looks com roupas e itens em matelassê

Agora que você já sabe o que é matelassê, que tal conferir dicas de looks para compor as suas produções com essa costura única? A técnica é considerada o principal elemento dos estilos clássicos, mas ainda assim é possível compor visuais mais modernos.

Imagem de o que é matelassê

Looks com saias e vestidos

Experimente trazer essa moda para saias e vestidos em um look moderno. Vale investir em uma minissaia de couro em matelassê preto com formatos de losango. O look é ideal para passeios noturnos em ocasiões descontraídas e pode ser usado com uma meia-calça preta fina em estações mais frias.

Looks com jaquetas

Optar pelas jaquetas em matelassê para looks de inverno é uma ideia valiosa, pois une o estilo ao conforto e garante que o corpo fique aquecido. A textura do material matelassê destaca-se ao ser combinada com outras peças lisas, criando um contraste interessante e diferente.

Looks com bolsas e acessórios em matelassê

O matelassê aparece largamente nos modelos de bolsas de ombro. A alça em corrente traz delicadeza e proporciona um look refinado, sendo uma ótima pedida para eventos, como festas cujo dress code exija uma produção mais caprichada.

Você pode encontrar outras texturas de bolsas em pequenas camadas ou proporções maiores, além de variedade em cores e até estampas combinadas com a aplicação de brilhos. Procure usar a peça com roupas monocromáticas e torne a sua bolsa matelassê a protagonista do look!

A versatilidade do tecido matelassê permite que a costura apareça em diversos acessórios e itens, desde calçados, como chinelos, passando por bolsas, malas de viagens, carteiras, roupas de cama e decoração, como almofadas e até papéis de parede.

Procurando bolsa em matelassê? Encontre na Corello!

Entendeu o que é matelassê e não vê a hora de incorporá-lo nos seus looks? A Corello possui um vasto catálogo com variados modelos de bolsas e sapatos com esse tipo de costura. Com tonalidades variadas e diferentes designs, temos opções para todos os gostos.

Referência em moda, a Corello produz itens não somente incríveis, mas também de alta qualidade e durabilidade, já que a matéria-prima utilizada é de primeira linha. Confira nossa loja virtual ou visite a loja física mais próxima e apaixone-se!

Produtos relacionados

Bolsa De Ombro Alessa – Couro Prata Velho

Bolsa De Ombro Alessa – Couro Prata Velho

Ver na loja
BOLSA TRANSVERSAL MATELASSÊ COURO VERDE LIMA

BOLSA TRANSVERSAL MATELASSÊ COURO VERDE LIMA

Ver na loja
BOLSA DE OMBRO MATELASSÊ COURO LARANJA

BOLSA DE OMBRO MATELASSÊ COURO LARANJA

Ver na loja

Conteúdos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *