Estilo vintage: como incorporar no seu guarda-roupa?

Estilo vintage: como incorporar no seu guarda-roupa?

Cê já reparou que as tendências de moda atuais aproveita muitas peças usadas por nossos pais, mães e avós? Não é mera coincidência: o estilo vintage tem um lugar especial em nossos corações, concorda?

Até porque, quem não gosta de se conectar com o que é bom do passado e lembrar de momentos especiais? O vintage nos ajuda a fazer isso por meio das roupas. Além disso, esse estilo nos permite criar um estilo próprio, sem seguir à risca as tendências do momento, sabe?

E aí, quer uma ajudinha pra aderir ao estilo vintage da melhor maneira? Será um prazer ajudar. Continue lendo e veja:

  • O que é estilo vintage?
  • Qual é a diferença entre retrô e vintage?
  • Por que amamos o estilo vintage?
  • Como incorporar o estilo vintage no seu guarda-roupa?

O que é estilo vintage?

Já pensou em pegar aquela roupa da sua avó e dar uma nova vida pra ela? Isso é o espírito vintage! Ele é como uma máquina do tempo na moda. A gente pega peças do passado, como dos anos 20, 50 ou 70, e as usa hoje em dia com um toque todo especial.

Em outras palavras, o estilo vintage é uma forma de resgatar peças de moda clássicas e antigas, trazendo-as de volta pra o presente. Por exemplo, sabe a jaqueta biker vintage, comum em eventos esportivos, como a Fórmula 1? Ela voltou a ser usada, mas agora, é vista também em outras ocasiões.

Qual é a diferença entre retrô e vintage?

A diferença entre retrô e vintage na moda está na origem das peças e como elas se conectam com o passado. Quer dizer, o estilo vintage envolve peças autênticas, que realmente foram produzidas há mais de 20 anos. 

Ou seja, são roupas e acessórios originais de épocas passadas, como vestidos, sapatos ou bolsas dos anos 60 ou 70, que foram garimpados em brechós ou herdados.

Já o estilo retrô não usa peças antigas de verdade. Ele se inspira em décadas passadas, mas as roupas são feitas atualmente com um design que imita o visual clássico de épocas anteriores.

Por exemplo, o sapato Mary Jane entrou no armário feminino entre 1930 e 1940. Porém, como a moda sempre resgata peças icônicas do passado, hoje existem novos sapatos Mary Jane, mas imitando o estilo do passado. É como se fosse uma homenagem a uma época específica, entende?

Sapatilha Verniz Vermelho

Por que amamos o estilo vintage?

Quem nunca se pegou admirando uma roupa da sua avó, por exemplo, e pensando “Nossa, que peça incrível!”? O estilo vintage tem esse poder de nos encantar! Mas por que a gente se identifica tanto com ele?

  • nostalgia pura – as peças vintage nos remetem a momentos especiais, cheios de história e significado, que muitos podem não ter vivido ou desejam reviver;
  • originalidade total – cansado de ver todo mundo usando a mesma coisa, como as peças mais moderninhas? Com o vintage, você pode ter um look único e cheio de personalidade;
  • sustentabilidade – ao invés de comprar roupas novas o tempo todo, a gente dá uma nova vida pra as peças que já existem. É moda com consciência!
  • empoderamento fashion – o vintage nos permite criar um estilo próprio, sem seguir à risca as tendências do momento. 

Como incorporar o estilo vintage no seu guarda-roupa? 

Quer dar um up no seu estilo? O vintage tá super em alta e trazer um pouco dessa vibe pra seus looks é mais fácil do que você imagina!

Peças-chave

Comece com peças que você já tem no armário e que te lembram os anos 90. Se não tiver nada no seu guarda-roupa e não puder recorrer ao da sua mãe, avó — e até do pai, vô, tio… — procure brechós e feira de antiguidade!

Uma jaqueta jeans oversized, um slip dress ou uma calça jeans reta, por exemplo, podem ser ótimas opções. Quer um exemplo de inspiração pra facilitar? Pense nos looks da Rachel Green, personagem de Jennifer Aniston em Friends, referência de estilo pra muitas mulheres nos anos 90.

Mix de estilos

Não tenha medo de misturar peças vintage com peças mais modernas. Por exemplo, uma camiseta básica com uma saia jeans de cintura alta e um tênis branco é um look super estiloso e atemporal. O que acha da proposta?

Outra sugestão é incluir o mocassim feminino no look. A peça é clássica e surgiu por volta do século XIX. Porém, ela só entrou no guarda-roupa feminino beeem depois. 

Então, agora, você pode usar versões modernas que ganharam um toque especial. Por exemplo, o mocassim em estampa python, super tendência, viu? 

Mocassim Alt Python

Acessórios

Os acessórios fazem toda a diferença! Um óculos de sol gatinho, uma pochete ou um colar choker podem transformar qualquer look. Pra facilitar escolha modelos e cores mais clássicas — como os tons neutros. Assim, fica mais fácil aderir ao estilo vintage, sabe?

Conforto acima de tudo

O mais importante é se sentir bem e confortável com o que você está vestindo. Então, escolha peças que te deixem à vontade pra aproveitar o dia.

Incorpore o estilo vintage com ajuda da Corello

E aí, já sabe como incorporar o estilo vintage no seu guarda-roupa e criar looks incríveis inspirados nas divas do passado? Ao fazer isso, você mostra pra o mundo todo o seu estilo único e personalidade.

Nós da Corello podemos te ajudar a incorporar o estilo vintage com um toque de modernidade. Gostou da ideia? Acesse a nossa loja virtual e confira diversos calçados e acessórios retrôs e modernos!

Conteúdos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *