Coloração pessoal: como ela te ajuda a montar looks?

Coloração pessoal: como ela te ajuda a montar looks?

Com a coloração pessoal, aprenda a escolher as cores que mais te favorecem, desde roupas até maquiagem, e arrase em qualquer ocasião.

A coloração pessoal é basicamente um teste feito pra descobrir quais cores mais te favorecem. Por exemplo, cê consegue imaginar Gisele Bundchen não sendo loira? Ou a Marina Ruy Barbosa sem ser ruiva?

Quer dizer, elas são lindíssimas de qualquer forma. Porém, assim como qualquer pessoa, existem cores que as fazem se destacar beeem mais do que outras. Isso é válido pra cor de cabelo, de roupas, sapatos e acessórios. 

E aí, quer aprender mais sobre a coloração pessoal pra ter essa carta na manga na hora de montar o look? Continue com a gente e descubra:

  • O que é coloração pessoal?
  • Como funciona a análise de coloração pessoal?
  • Como surgiu a análise de coloração pessoal?
  • Quais são as 12 cartelas de coloração pessoal?
  • Como saber minha coloração pessoal?
  • Como saber a coloração pessoal ajuda a montar looks?

O que é coloração pessoal?

A coloração pessoal é tipo um teste de cores que analisa o subtom da sua pele pra descobrir quais cores te valorizam mais. Quer dizer, sabe quando uma cor faz seu rosto ficar mais iluminado e suaviza aquelas coisinhas que a gente não curte, tipo olheiras e rugas? Então, é isso! 

Como funciona a análise de coloração pessoal?

A análise de coloração pessoal funciona assim: primeiro, você encontra uma profissional de consultoria de imagem e estilo pra te guiar nessa aventura. Aí, é hora de tirar a maquiagem e colocar uma faixinha no cabelo pra destacar o rosto.

Com tudo pronto, você se posiciona em frente a um espelho, preferencialmente com luz natural. A consultora aproxima diferentes tecidos coloridos no seu rosto, vendo como cada cor afeta seu contorno, olheiras, tom de pele e marcas de expressão. Assim, algumas cores podem fazer você brilhar mais que outras.

Além disso, o profissional analisa tudo: desde o tom da sua pele até a cor das suas veias, cabelo, pelos e olhos. Todos esses passos ajudam a montar uma cartela de cores personalizada. 

Como surgiu a análise de coloração pessoal?

A análise de coloração pessoal começou lá no início do século XX, mas o grande boom rolou nos anos 40, graças à Suzanne Caygill. Trata-se de uma estilista e artista plástica americana superantenada. Foi ela quem criou o método de análise das cores que a gente usa até hoje.

Depois, nos anos 80 e 90, duas consultoras de imagem e estilo, Carole Jackson e Mary Spillane, deram uma turbinada nesse método. Desde então, o teste de coloração pessoal virou febre entre quem quer arrasar com as cores certas.

Quais são as 12 cartelas de coloração pessoal?

As 12 cartelas de coloração pessoal incluem o seguinte:

  • primavera clara e quente e brilhante – tons vivos;
  • primavera clara e quente e brilhante – tons vibrantes;
  • primavera clara e quente e brilhante cores alegres;
  • verão suave, claro e frio – tons suaves e delicados;
  • verão suave, claro e frio – cores suaves;
  • verão suave, claro e frio – tons suaves que lembram o mar e o céu em um dia nublado;
  • outono suave, escuro e quente – tons terrosos e acolhedores;
  • outono suave, escuro e quente – cores quentes que lembram folhas secas e o pôr do sol;
  • outono suave, escuro e quente – tons aconchegantes que trazem a sensação de conforto;
  • inverno frio, escuro e brilhante – tons intensos que lembram as noites de inverno;
  • inverno frio, escuro e brilhante – cores profundas que dão um toque de mistério e elegância;
  • inverno frio, escuro e brilhante  – tons marcantes que destacam e deixam tudo mais chique.

Como saber minha coloração pessoal?

Você descobre a sua coloração pessoal com ajuda de um profissional. Quer dizer, ele faz um teste simples, que, entre outras etapas, envolve aproximar cartões coloridos do seu rosto. É como um jogo de adivinhação das cores que mais combinam com você, sabe?

E sabe o legal? Às vezes, as cores que você mais gosta já fazem parte da sua cartela. Assim, cê confirma que realmente sabe mesmo o que te valoriza. No final, o objetivo é encontrar as cores que realçam a sua beleza natural e te deixam mais confiante.

Como saber a coloração pessoal ajuda a montar looks?

Ao saber a sua coloração pessoal, fica mais fácil escolher roupas, acessórios e até maquiagens que combinam perfeitamente com você. Então, sabe aquela sensação de vestir uma roupa e se sentir meio “apagadinho” ou “sem graça”? Ela tende a ficar cada vez mais no passado!

Por exemplo, cê ficou na dúvida entre o scarpin nude ou o scarpin preto pra combinar com aquele vestido novo. Antes de descobrir sua coloração pessoal, talvez essa escolha fosse um pouco desafiadora. Mas agora, com o conhecimento das cores que realmente te valorizam, a decisão se torna muuuito mais simples.

Digamos que sua cartela de cores indique que tons mais quentes e vibrantes são ideais para você. Então, ao invés do scarpin nude, que tal optar por um em tom de caramelo ou terracota? Essas cores vão complementar sua pele e trazer um toque de calor ao look. 

Color block: o que é, onde e como usar?

Como visto, descobrir sua coloração pessoal é como encontrar um segredo mágico para realçar sua beleza única. Até porque, cada um de nós tem tons que nos  valorizam mais. E não se trata apenas de moda, mas de elevar a autoconfiança e expressar quem somos por meio das cores que escolhemos usar. 

Então, que tal descobrir quais cores te fazem brilhar ainda mais? Pensando nisso, confira nosso artigo sobre ‘’Color Block: o que é, onde e como usar?’’e saiba como combinar cores pra criar looks que refletem sua personalidade!

Conteúdos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *