Alta costura: Como se inspirar nas peças?

Alta costura: Como se inspirar nas peças?

A alta costura pode ser distante da realidade de muitos, mas é possível adaptá-la ao conhecer as principais tendências de moda.

Se você curte a ideia de vestir roupas elegantes e sob medida, mas não quer gastar uma fortuna, temos boas notícias! A alta costura pode soar como algo distante, mas acredite, dá para capturar todo esse estilo sem esvaziar os bolsos.

Até porque, vamos ser sinceros, quem não adoraria ter peças únicas que se encaixam perfeitamente, sem precisar vender um rim pra pagar por elas? Quer dizer, a alta costura só existe em Paris, mas você não precisa desembarcar lá pra se vestir com elegância e estilo. 

E aí, quer entender mais sobre o universo da alta costura? Continue com a gente, falamos sobre:

  • O que é alta costura?
  • Onde nasceu a alta costura?
  • Quais são as marcas consideradas de alta costura?
  • Existem marcas de alta costura brasileira?
  • Como se inspirar em looks de alta costura?

O que é alta costura?

Alta costura é como o “Oscar da moda”, em que as roupas são feitas sob medida, à mão, com tecidos de qualidade e criação exclusiva. Parece fácil conseguir peças assim? 

Calma, ainda existem outros critérios que uma marca deve obedecer pra se encaixar na alta costura. Quer dizer, pense na alta costura como um clube super exclusivo onde só as marcas mais chiques entram. As regras são:

  • ter um ateliê em Paris, o berço da moda, onde as roupas são feitas à mão;
  • desfilar as criações 2x por ano, tanto pra primavera-verão quanto pro outono-inverno;
  • as peças precisam ser feitas sob medida;
  • empregar um time considerável de pessoas no ateliê pra manter o alto padrão;
  • ter uma oficina em Paris com pelo menos 20 pessoas dando o seu melhor;
  • ter regulação de órgão na França chamado Chambre Syndicale de la Haute Couture, garantindo que todas essas regras sejam seguidas.

Onde nasceu a alta costura? 

A alta costura nasceu na França, em Paris, no século XIX, período em que a moda era quase um espetáculo de teatro. Assim, as pessoas ficavam maravilhadas com os figurinos, mas aí alguém teve a ideia de levar isso para o próximo nível. 

Então, a alta costura deu seus primeiros passos e os estilistas parisienses começaram a criar roupas sob medida, feitas à mão. A iniciativa partiu do inglês Charles Frederick Worth.

Quais são as marcas consideradas de alta costura?

Atualmente, algumas das marcas reconhecidas como de alta costura incluem:

  • Chanel – clássico, atemporal e elegante. A Chanel sempre surpreende com peças únicas que são o sonho de consumo de qualquer amante da moda;
  • Dior – conhecida por criar peças que são uma mistura de luxo e feminilidade, sempre arrancando suspiros por aí;
  • Givenchy – pra quem gosta de moda chic e contemporânea. A Givenchy faz alta costura de um jeito que é moderno, mas sem perder a tradição;
  • Versace – marca que não é só sobre ostentação, mas também sobre ousadia para tornar a moda mais divertida e com um toque glamouroso inconfundível;
  • Giambattista Valli – um dos mais recentes, envolve peças românticas e ultrafemininas;
  • Armani Privé – é um tipo de alta costura com pegada chique e minimalista;
  • Valentino – se você quer falar de elegância pura, pensa em Valentino. Eles são conhecidos pelos vestidos deslumbrantes.

Existem marcas de alta costura brasileira?

Não, não existem marcas de alta costura brasileira! Isso porque o termo é exclusivo dos ateliês de Paris e é controlado pela Chambre Syndicale de la Haute Couture, associação francesa.

Quer dizer, muitas lojas brasileiras, como as que vendem vestidos de festa, se intitulam como alta costura. Porém, só ateliês parisienses tem esse selo. 

Mas ó, o Brasil tem váaarios estilistas e marcas que produzem peças de alta qualidade, com técnicas artesanais e designs exclusivos, tá? Ou seja, a moda brasileira tem sua própria identidade, refletindo a rica cultura do país.

Como se inspirar em looks de alta costura?

Se inspirar em looks de alta costura pra arrasar por aí sem gastar tanto pode ser mais fácil que o imaginado. Acompanhe as dicas!

Aposte no quiet luxury

As passarelas de alta costura deixam claro que a moda quiet luxury (chique sem fazer muito esforço, sabe?) continua firme e forte. Ela é caracterizada por:

  • cores neutras, como preto, branco e bege;
  • peças clássicas e atemporais;
  • minimalismo.

Quer uma sugestão pra entender melhor? Use roupas de alfaiataria + scarpin preto clássico + bolsa transversal de couro preta, por exemplo. Afinal, um look pretinho básico nunca falha, né? 

Use metalizado 

O metalizado é outro clássico que bomba na alta costura e pode variar entre dourado, prata e cobre. Se você for mais discreta e prática, use essa tendência apenas nos acessórios.

Por exemplo, monte um look monocromático mais básico e neutro, como um macacão branco + bolsa transversal metalizada com acabamento em matelassê. Desse jeito, a bolsa vira a estrela do look sem você precisar se esforçar muito pra pensar no que usar.

Se reacostume com a sapatilha

A sapatilha já foi queridinha de muitos e com o tempo, se tornou odiada por alguns. Seja qual for a sua opinião, ela voltou à moda. Então, caso você prefira calçados baixos pra ficar com os pés mais próximos do chão, aposte na sapatilha

Monte looks de alta costura com a Corello

E aí, o que achou das inspirações de look alta costura? Apesar deste tipo de peça parecer distante da realidade de muitos, dá para adaptar as tendências no dia a dia e arrasar sem gastar tanto. Por exemplo, as trends incluem sapatilha, metalizado, peças de cores neutras etc.

Sabe onde encontrar acessórios poderosos pra montar looks inspirados na alta costura? No nosso site! Tem bolsas, calçados, cintos e mais, tudo de qualidade para turbinar seus looks. Confira agora mesmo!

Conteúdos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *