Dicas para quem quer começar a praticar yoga em casa
Se você quer começar a praticar yoga em casa, saiba que essa é uma atividade que une o corpo à mente, e é uma tarefa que requer disciplina, determinação, e o principal: o silêncio. São várias as técnicas que você pode aplicar para a prática e, assim, ter um processo tranquilo e assertivo.
Um dos principais desafios para quem quer praticar yoga em casa é descobrir e buscar o silêncio em seu interior. Para encontrar a tão buscada paz de espírito, o relaxamento e a diminuição do estresse, é preciso entender o seu corpo e todos os sinais que ele dá.
Abaixo, vamos te explicar como fazer yoga em casa sozinho, por onde começar e quais equipamentos são necessários.
Por onde começar?
Para saber como começar a fazer yoga é preciso entender que não se resume a apenas exercícios físicos. O emocional é trabalhado através de posturas, chamadas de asanas, que proporcionam energia a quem pratica. Além disso, os sistemas nervoso central, endócrino e imunológico são fortalecidos e alinhados por meio dos chakras.
Tudo isso devido ao processo de respiração, que quando feito corretamente, com o movimento do diafragma completo e consciente, melhora não só o estado emocional como o sistema digestivo. Ou seja, é uma prática que tem inúmeros benefícios.
Qual tipo de yoga iniciar?
Existem mais de dez métodos para fazer yoga em casa, em academias ou em espaços especializados na prática. Todos têm como objetivo o autoconhecimento do corpo e aquietamento da mente, sendo ideal iniciar com a Hatha Yoga — um dos mais praticados no Brasil e no mundo.
Além da dúvida abordada anteriormente, outra muito comum é a respeito das posturas de yoga para iniciantes. A principal é sentar-se com as costas retas e pernas cruzadas para manter sua postura reta.
Conhecida como “posição de lótus”, nessa posição, você deve manter sua respiração e concentração no mesmo ritmo e, após isso, passar para outras posições. O importante é começar com posições mais leves e, após adquirir prática, ir para mais avançadas.
Posturas e benefícios de Hatha Yoga
A Hatha Yoga traz muitos benefícios e vantagens essenciais para o corpo e a mente, como redução da ansiedade, aumento do tônus muscular e flexibilidade, melhora do sono e até mesmo do sistema imunológico. E o melhor é que você pode realizar essa prática todos os dias sem interrupções!
- Virabhadrasana I: alivia a rigidez das articulações e ombros, provoca a sensação de poder e força;
- Virabhadrasana II: alivia a fadiga, fortalece a região abdominal e as pernas;
- Utthita trikonasana: alonga e ajuda no fortalecimento da coluna, alivia a ansiedade, melhora o funcionamento dos órgãos e aumenta a flexibilidade;
- Ardha chandrasana: ajuda na respiração e trabalha o abdômen,
- Ardha matsyendrasana: desintoxica fígado e rins, ajuda na digestão e aumenta no fluxo de sangue para a pelve, além de fortalecer a coluna e alongar as pernas.
E para quem foca em meditação?
Agora, se o foco da sua aula de yoga em casa é a meditação, as técnicas de Jnana Yoga, Kriya Yoga, Raja Yoga e Kundalini são as mais indicadas para você. Isso porque elas trabalham a respiração e a concentração de uma forma restauradora e com menos desgaste do corpo.
- Camatkarasana: seu objetivo é alongar as costas e abrir o peito;
- Utthita hasta padangusthasana: alivia a rigidez dos quadris e toda a tensão na parte posterior das pernas;
- Salamba sirsasana: equilibra o sistema nervoso, ajuda na digestão e evita possíveis problemas urinários,
- Upavistha konasana em sirsasana: aumenta a flexibilidade das pernas e o fluxo da região pélvica.
Quanto tempo dura cada posição?
O importante é saber que o ideal é não focar apenas no tempo, e sim na dedicação e foco que você vai colocar em cada movimento. Por isso, além de sapatos e roupas confortáveis, saiba que o tempo varia para cada posição: algumas duram 15 segundos, outras mais de um minuto.
Quantas vezes por semana devo fazer yoga?
Para a prática de yoga em casa para iniciantes, saiba que é fundamental ter disciplina e praticar pelo menos três vezes na semana. Cada sessão pode ter 30, 45 minutos ou uma hora. E não se esqueça de que é tudo no seu tempo e de acordo com o que você deseja.
Equipamentos essenciais para a prática
O tapete, mais conhecido como mat, é o principal equipamento para a prática. Isso porque ele serve para ajudar na postura e proteger o corpo do chão ao desenvolver os movimentos. A vantagem é que esse material é fácil de lavar, pode ser carregado em bolsas, não escorrega e permite conforto até mesmo em posturas complexas.
Agora que você já viu todas as dicas do portal Corello para praticar yoga em casa, que tal começar essa prática?
Deixe um comentário