5 peças da moda retrô para você ter no guarda-roupa
Tudo que vai, volta? Na moda, com certeza, sim! Muitas tendências das décadas anteriores sempre acabam retomando para as passarelas, em versões que costumam trazer algo novo. Então, a moda retrô é atemporal e pode ser usada por qualquer pessoa que queira trazer esses elementos para suas produções.
Normalmente, o estilo retrô aparece em algumas peças que estejam em alta no momento, como a calça mom jeans, por exemplo, uma queridinha dos anos 90, que, agora, faz parte do nosso guarda-roupa novamente. Também há aquelas que adotam o visual por inteiro, incorporando de vez esses elementos no armário.
Quando falamos de retrô, muitas vezes, já pensamos imediatamente nas décadas de 60, 70 e 80, que foram supermarcantes na história e têm peças bem características. As roupas desses períodos realmente fazem parte do estilo de moda retrô, mas, hoje, também temos muitas influências dos anos 90 e 00 nos nossos looks.
Características principais da moda retrô
Cada período acaba tendo seus próprios aspectos e, muitas vezes, eles refletem o que está acontecendo no mundo naquele momento. Nos anos 60 e 70, por exemplo, a ideia era questionar, e a contracultura estava em alta.
O estilo hippie trazia a paz e o amor como uma resposta para um mundo após as guerras, com a estética rústica e artesanal nas produções. O período também teve os punks e a moda disco, então, as jaquetas de couro e o brilho das discotecas faziam parte do visual da época.
Já os anos 80 trouxeram o exagero como tendência, com muitas cores e brilho nas roupas. Ombreiras, blazers e meia arrastão eram trends, assim como a moda fitness, com a lycra em muitas peças. A moda retrô anos 80 retoma alguns desses elementos para os itens de hoje.
Confira quais são as tendências de outras décadas que fazem parte da moda retrô feminina atualmente!
Peças retrô
Como dissemos, a moda retrô 2020 traz elementos de décadas tradicionais, mas um grande destaque são as peças dos anos 90 e 00. O divertido é que alguns desses elementos já haviam aparecido também em outros anos, mostrando, novamente, que a moda é cíclica.
T-shirts
As t-shirts nunca saem de moda, não é mesmo? Dependendo das modelagens e da forma como você as combina, elas podem ter esse ar de moda retrô. Uma t-shirt oversized com estampa, por exemplo, já tem essa pegada mais vintage. Uma camiseta de banda também tem esse ar e é perfeita para o visual rocker.
Pochete
Amada por muitos, não tão querida assim por outros, as pochetes voltaram definitivamente. Por serem extremamente práticas, elas viraram uma nova opção de bolsas e, além da facilidade na hora de levarmos nossas coisas, também dão um charme para o visual.
As pochetes têm tudo a ver com o visual retrô, podendo aparecer em diferentes materiais e cores, mas se engana quem pensa que elas só podem ser usadas para dar essa pegada vintage! Uma pochete de couro, por exemplo, já traz um ar mais sóbrio para a produção.
Cintura alta
Já falamos da mom jeans, tão amada na moda vintage retrô, mas ela não é a única peça de cintura alta que voltou para nossos armários. Na verdade, essa característica aparece em praticamente toda peça de baixo, saias, shorts e calças de diferentes tecidos, não apenas o jeans.
Essa modelagem esteve em alta nos anos 70, voltou nos 90 e, agora, novamente nas últimas temporadas. Ela ajuda a modelar o corpo, dando a impressão de alongamento da silhueta. Incrível, né?
Jaqueta corta-vento
A corta-vento é aquela jaqueta de tecido mais fino, muito usada em looks esportivos para proteger do frio e do vento.
Queridinha nos anos 90, a peça caiu no gosto das fashionistas e, hoje, é uma trend perfeita para todas as estações do ano, principalmente, naqueles dias de temperatura amena, quando não está nem muito frio, nem muito calor.
É uma boa aposta para os looks casuais e pode ser um destaque nessas produções. Você encontrará corta-vento em diferentes modelos e cores, portanto, dá para incorporá-la no vestuário, não importa qual seja o seu estilo.
Jardineira
A jardineira traz a facilidade de um look incrível com uma peça só, conferindo um ar fashionista superdespojado. Clássica da moda retrô, normalmente, ela aparece em jeans, mas também pode ser vista em outros materiais.
Existem versões longas ou curtas, com estampa, lisa, em azul jeans ou outras cores. São várias as possibilidades! Muitas vezes usadas com tênis, as jardineiras também ficam incríveis com outros sapatos, inclusive, os saltos, que podem trazer um equilíbrio entre o visual despojado e um pouco mais formal.
A moda retrô nos acessórios
Para finalizar a sua produção da moda retrô, os acessórios são os detalhes que farão toda a diferença. Na Corello, você encontra calçados, bolsas e cintos perfeitos, unindo qualidade, conforto e estilo com tudo o que há de mais novo — ou vintage — nas passarelas.
Confira as combinações perfeitas para os seus looks no site da Corello!
Deixe um comentário