Entenda o que moda circular significa e como praticá-la
Segundo previsões feitas pela ONU, o mundo alcançará a marca populacional de 9 milhões até 2030. Diante de tal cenário, agora, mais que nunca, a moda circular ganha destaque e aparece como possibilidade para essa questão urgente.
Este conceito cumpre um papel importante. Entender como ele funciona e praticar pequenas ações sustentáveis são os primeiros passos para tornar o mundo um lugar melhor. Confira tudo isso e mais nesse artigo que preparamos para você.
O que a moda circular significa?
A moda circular é uma prática da economia circular, que consiste na ideia da criação de um produto que possa sempre ser reutilizado e reciclado em vez de descartado como lixo ao final do uso.
No caso da moda, a peça ou acessório é inserida em um ciclo de vida regenerativo, sustentável e mais durável, desde a confecção até o uso final. Nesse sentido, assim como sugere o nome “circular”, o item que seria transformado em lixo passa a ter uma trajetória cíclica.
O conceito de moda circular busca produzir a peça de forma integrada ao ecossistema, principalmente por meio da reciclagem, dando continuidade ao ciclo de uso. Vale mencionar que o processo de reciclagem da peça é pensado em cada etapa da existência, inclusive, quando chega ao consumidor.
Cadeia de produção de uma roupa sustentável
Para uma peça ser considerada uma roupa sustentável, é preciso que todas as etapas da produção sigam práticas sustentáveis e estejam em harmonia com o ecossistema. Todos os recursos são aproveitados ao máximo, inseridos novamente ao ciclo.
Na moda circular, tais práticas começam com a preocupação de recursos naturais, a partir da matéria-prima utilizada, passando pelos processos de manufatura, distribuição, consumo, descarte e reciclagem.
Algumas das questões levadas em consideração ao longo de toda a produção são: como utilizar menos água? Como explorar a matéria-prima de forma sustentável? Como efetuar o transporte do modo menos poluente possível? Como reciclar a peça após o uso final?
4 dicas de hábitos conscientes na moda
É possível praticar moda sustentável e consumo consciente por meio de pequenas ações no cotidiano, mas com impacto enorme para o meio ambiente. Há quem pense que a moda circular é tarefa apenas das grandes indústrias, porém, você também pode fazer a sua parte. Confira algumas dicas.
Pratique o minimalismo
O conceito de minimalismo é, justamente, consumir de forma mais consciente, adquirindo novas peças apenas quando realmente é necessário. A ideia é consumir menos e melhor, ou seja, o foco é na qualidade, não na quantidade.
Agindo assim, você poupa recursos naturais e cultiva o hábito de consumo consciente de roupas. Também vale estender a iniciativa para todos os demais bens de consumo.
Repasse peças usadas
Peças usadas que não te agradam ou não te servem mais podem ganhar uma nova vida. Para tanto, faça doações periódicas a instituições de caridade ou considere vendê-las a um brechó. Além de fazer uma boa ação, você insere-as novamente na cadeia de consumo, contribuindo com a moda circular!
Prolongue o uso das roupas e dos acessórios
Que tal adquirir roupas e acessórios de alta qualidade para usá-los ao máximo? Procure combater o hábito de descarte desnecessário e prolongue o uso de suas peças. Uma ótima ideia é escolher comprar produtos de primeira linha, cuja duração costuma ser mais longa.
Também vale reformar as peças ou investir em pequenos consertos, em vez de descartá-las. Aquela bolsa de ombro maravilhosa está com a alça solta? Se tem condições de reformá-la, por que descartar? O meio ambiente agradece!
Lave roupas de forma sustentável
Muitas vezes, o impacto ambiental da lavagem doméstica de roupas passa despercebido. Contudo, é possível introduzir algumas ações que promovam menos danos no meio ambiente, capazes de conservar a qualidade das peças.
Dê preferência para a lavagem à mão para peças delicadas ou aproveite a água do banho. Invista em sabão biodegradável e acostume-se a secar as roupas ao ar livre. Com essas pequenas ações, além de economizar litros de água, você poupa bastante energia.
A importância da moda circular
A indústria têxtil destaca-se como uma das mais poluentes e maiores consumidoras de água. Os impactos no meio ambiente são enormes, mas, conforme vimos, é possível contornar a situação.
Temas ligados à sustentabilidade ganham cada vez mais espaço nos tabloides, bem como influenciam diversos hábitos de consumo. Até os famosos começaram a se posicionar para promover a moda consciente.
Viver em harmonia com a natureza e impactar menos o meio ambiente são possibilidades trazidas pela moda circular. Que tal fazer a sua parte começando a pôr em prática as dicas que trouxemos?
Adquira peças de qualidade com a Corello
Conforme explicamos, uma das iniciativas propostas pela moda circular é prolongar o uso das peças, utilizando-as ao máximo até que, de fato, atinjam o uso final. Porém, para isso ser possível, é necessário adquirir peças de alta qualidade.
Produtos de primeira linha costumam oferecer longa duração e levam tempo até precisarem ser substituídos por novos. Nesse sentido, a Corello oferece itens com excelência de qualidade.
As matérias-primas são cuidadosamente selecionadas, sempre levando em consideração a durabilidade, em bolsas, calçados e acessórios. Não perca tempo e confira nosso catálogo!
Deixe um comentário