Dockside Feminino: como usar com estilo e ideias de looks 

Dockside Feminino: como usar com estilo e ideias de looks 

Dockside feminino é aquele sapato que, à primeira vista, parece que não combina em nada… mas olhando com calma, transforma o visual todo! Quer dizer, você já ouviu falar da Teoria do Sapato Errado? 

A gente jura que o nome assusta, mas a proposta é beeeem interessante: trocar o óbvio pelo inesperado. Isto é, sabe o look que tá bonitinho, mas parece faltar algo? Com o dockside, isso não acontece. 

Afinal, ele tem esse “quê” de surpresa que transmite mais personalidade ao look. Inclusive, outra teoria que bomba no TikTok diz que quanto mais “estranho” o sapato, mais estiloso ele é (especialmente se o namorado torcer o nariz rs).

Gostou de saber? Continue a leitura e saiba mais sobre o dockside feminino e como ela é uma possibilidade de brincar com a moda!

  • O que é o dockside feminino?
  • Qual é a origem do dockside feminino?
  • Dockside x Mocassim x Loafer: qual a diferença?
  • Como usar dockside feminino?

O que é o dockside feminino?

O dockside feminino é tipo um primo do mocassim tradicional, mas com solado emborrachado e jeitão náutico. E sim, ele é inspirado no guarda-roupa de gerações passadas (só que mais moderno e cool). É como se tivesse saído direto do armário do seu pai ou avô, sabe?

Mocassim Dockside Couro Marrom

Então, se você ama sair do óbvio e apostar em peças que elevam o visual sem esforço, vale considerar o dockside feminino. Ele parece “estranho” no início, mas depois, você não quer mais tirar do pé. Pode confiar!

Até porque, todo mundo precisa ter pelo menos uma peça diferentona no armário, né? Tipo a papete vermelha da Manu Gavassi no BBB 20, lembra? Quer dizer, vira aquele sapato marcante que todo mundo associa a você. 

Além disso, outra vantagem é que o resto do look pode ser super básico, só o dockside já dá conta do recado. Não é maravilhoso? Ele “entrega” o visual inteiro com um toque fashionista inesperado. 

Qual é a origem do dockside feminino?

O dockside feminino foi criado por um marinheiro nos anos 1930, pelas mãos de Paul Sperry, que vivia escorregando no convés do barco.

Enquanto isso, o cachorro de Sperry conseguia andar tranquilamente em superfícies molhadas, devido à textura das patas. Daí veio o estalo do marinheiro: criar um sapato com solado emborrachado e ranhuras. Assim, as pessoas teriam mais aderência e segurança.

Com isso, nasceu o primeiro dockside da história em 1935. O modelo virou queridinho dos ricaços da época, como empresários, políticos e artistas, muitas vezes vistos curtindo a vida a bordo de iates e veleiros. Por isso, a peça ficou tão ligada ao visual náutico e preppy.

Porém, o dockside feminino só ganhou espaço mesmo a partir dos anos 80 e 90, com um visual mais minimalista. Demorou, mas chegou, né, meninas? 

Dockside x Mocassim x Loafer: qual a diferença?

Tá aí uma dúvida que muita gente tem. Afinal, dockside, mocassim e loafer são parecidos, mas cada um tem suas particularidades. Entenda!

Dockside

O dockside tem um cadarcinho que contorna todo o sapato e passa pelas argolinhas de metal nas laterais. O solado dele também é emborrachado e mais grosso, criado para evitar escorregões no convés dos barcos.

Mocassim

O modelo tradicional conta com um formato tradicional em “U” na frente, com costura aparente. Também existe a versão tratorado. Porém, o clássico mocassim tem solado mais fino e flexível, ótimo para o dia a dia e pra quem gosta de sapatos mais discretos.

Mocassim Oxford Dockside Couro Camurça Marrom Escuro

Geralmente, esse calçado é sem cadarço, mas pode ter detalhes decorativos como bridão metálico ou laços, principalmente nos modelos mais atualizados. 

Loafer

O loafer lembra muito o mocassim, mas tem uma estrutura mais firme, com a parte de cima mais dura. Além disso, às vezes, esse calçado conta com um calcanhar fechado que dá aquele suporte a mais. 

Ou seja, o mocassim e o dockside é mais flexível e casual. Já o loafer traz um ar mais arrumadinho, perfeito para ocasiões em que você quer mostrar estilo com simplicidade e sofisticação. E ainda, esse calçado nunca tem cadarço!

Como usar dockside feminino?

Quer aprender a montar produções que saem do óbvio e mostrar que você entende de moda? Veja algumas sugestões de looks com o dockside feminino. 

Pegada preppy

O dockside tem tudo a ver com o estilo preppy, o visual meio “arrumadinho”, sabe? Então, se quiser continuar nessa linha, vale apostar em peças clássicas.

Por exemplo, Minissaia xadrez + dockside feminino + branca. Aposto que lembrou dos looks do filme As Patricinhas de Beverly Hills, né? 

Agora, quer fugir do óbvio, dentro do estilo preppy? Troque a meia branca tradicional – aquela que a it girl Hailey Bieber ama – por uma meia colorida e dê um toque divertido ao visual.

E claro, outras peças clássicas da pega preppy incluem camisas polo e suéteres clássicos. E aí, o que acha de usá-las junto com o dockside feminino?

Aposte em tendências juntas

Que tal combinar o dockside com a estampa do momento, a cow print? A ideia é usar mais de uma tendência ao mesmo tempo, para criar um visual atual e com muita informação de moda. 

Então, vale usar alguma peça cow print, como um vestido + o dockside feminino. Gostou da ideia? 

Mistura de estilos

Não tem regra quando o assunto é combinar estilos. Na verdade, a graça está justamente em juntar o que parece diferente. Nesse caso, o dockside é o sapato neutro perfeito que amarra tudo, deixando o look harmônico.

Mocassim Dockside Couro Preto

Por exemplo, e se você combinar um blazer estruturado + bermuda ciclista? Esse look mistura o social com o esportivo e o dockside fecha o visual com elegância e conforto.

Escolha o seu dockside feminino na Corello

Como você viu, o dockside feminino consegue transformar produções básicas em looks cheios de personalidade. Por isso, essa peça é a escolha perfeita para quem quer fugir do óbvio com elegância.

Agora que você já sabe tudo sobre esse clássico fashion, que tal escolher o dockside feminino perfeito pra você? Na Corello, você encontra modelos lindos e confortáveis que combinam com o seu estilo. E o melhor: aproveite para montar o look completo com uma bolsa que harmonize com a sua vibe!

Conteúdos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *