Como evitar chulé: dicas para você se livrar desse mal
Você é do tipo de pessoa que não tira o sapato na frente dos outros, de jeito nenhum, por conta do cheiro dos pés? Sofrer com chulé não é fácil, afinal, além de não ser saudável, o cheiro desagradável é bastante incômodo. A boa notícia é que tem solução e, com alguns truques, você vai saber como evitar chulé.
Mas, afinal, o que causa o chulé?
O chulé é uma reação química que vem da combinação de suor excessivo e bactérias. O corpo humano transpira para que a temperatura de dentro seja regulada, e o mesmo acontece com os pés. Como usamos calçados, muitas vezes, fechados, esse suor não consegue se dissipar, então ele é fermentado junto às bactérias presentes na pele.
Com o calor e a umidade, essas bactérias se proliferam cada vez mais. Quando não há troca frequente de calçado ou da meia, por exemplo, esse mau cheiro acaba surgindo, e é isso o que causa chulé. É algo totalmente natural e que pode, sim, ser evitado e eliminado, caso você já sofra com esse mal.
O mau odor pode acometer os pés de adultos, crianças, idosos, homens ou mulheres, e os métodos para saber como tirar chulé do pé também são os mesmos para todas as pessoas. A ideia é fazer tudo o que for necessário para evitar esse suor. Confira como evitar chulé!
Limpe e seque bem os pés
A primeira coisa que você precisa fazer para acabar com chulé é higienizar bem os pés. Para essa limpeza, você pode usar sabonetes comuns e hidratantes. Em seguida, seque bem a planta dos pés e entre os dedos, porque as bactérias costumam se proliferar nos lugares úmidos.
Mantenha as unhas curtas e limpas
Ainda no quesito higiene, manter as unhas curtas e limpas também é essencial se você quer saber como acabar com chulé nos pés e sapatos. Essa região pode concentrar bastante sujeira e, por isso, as unhas são propensas a terem micoses. Portanto, mantenha-as em tamanhos menores e deixe-as sempre limpas.
Intercale os calçados
Usar sapatos diferentes a cada dia também ajuda a evitar o odor. Depois de usar, você pode deixá-lo em algum lugar ensolarado e arejado, o que é uma ajuda extra para acabar com o chulé.
Os sapatos abertos também são as melhores opções para quem sofre com o chulé, principalmente nos dias quentes. Com eles, o seu pé vai suar menos, o que é bem importante para evitar o odor. E, claro, se for usar um sapato fechado, tenha um cuidado ainda maior com todas as outras dicas, principalmente com a limpeza dos pés e do próprio calçado, e também com deixar os sapatos em lugares arejados e ensolarados.
Evite sapatos de plástico
Plástico, borracha e materiais sintéticos têm maior proliferação de bactérias e, por isso, são mais propensos a gerar chulé. Prefira outros tipos de calçados, principalmente se você já sofre com este odor.
Tenha cuidado com os talcos
Você entendeu certo: é preciso ter um certo cuidado com os talcos. Para quem tem suor excessivo nos pés, o produto, ao entrar em contato com este suor, pode formar uma pasta, o que provoca uma proliferação de bactérias ainda maior.
Prefira meias de algodão
As meias de algodão também são ótimas para quem quer saber como evitar chulé. Esse material tem propriedades de absorção que fazem o suor evaporar de uma forma melhor. Os tecidos sintéticos não contam com essa propriedade!
E para remover o chulé de um sapato?
Agora, se um calçado seu já está com chulé, você deve limpá-lo dando uma atenção especial para as palmilhas. Tire-as do sapato e lave com água e sabão neutro, utilizando uma escova macia.
Depois, deixe as palmilhas e o sapato secando em algum lugar com sol. Tire os cadarços e erga a língua do calçado para que ele seque mais rápido. Deixá-lo bem sequinho previne uma maior proliferação das bactérias.
Outra dica importante, tanto para saber como evitar chulé, quanto para higienizar os calçados que já estão com odor, é limpá-los com uma boa frequência. Isso ajuda no combate das bactérias! A hora de secar também é igualmente importante, então nunca use seus sapatos úmidos ou molhados.
Já sabe o que é bom para acabar com chulé? Então, agora é só pôr essas dicas em prática e se livrar do mau odor!
Aposte em calçados de qualidade
Além de todas essas dicas, investir em bons sapatos também vai ajudar a evitar o chulé. Na Corello, você vai encontrar diversas opções para todos os gostos, com muito estilo, informação de moda e, claro, qualidade. Além disso, temos também vários modelos de bolsas e acessórios para que o seu look fique completo.
Confira no site da Corello todos os nossos produtos!
Mantenha os pés limpos e secos, use meias de algodão respirável e troque os sapatos regularmente; também pode aplicar talco nos pés e dentro dos sapatos para reduzir a umidade e o odor.
Lave os pés diariamente com água e sabão, seque completamente entre os dedos, aplique talco ou bicarbonato de sódio nos pés e dentro dos sapatos, e use meias limpas e respiráveis feitas de materiais naturais.
Use sapatos arejados, aplique talco nos pés e dentro dos sapatos, experimente desodorantes para os pés e meias de algodão; lavar os pés regularmente também é essencial para controlar o odor.
O mau odor nos pés pode ser causado pelo acúmulo de suor e bactérias, resultando em condições favoráveis para o crescimento microbiano, especialmente em ambientes quentes e úmidos.
Deixe um comentário