Conheça a moda italiana e saiba como ela influencia as tendências
É comum associar a moda italiana a grifes famosas, tecidos finos e grandes desfiles internacionais. Porém, desde quando a Itália assume papel tão relevante no segmento?
Desde o Renascimento, os italianos sempre tiveram uma preocupação marcante em relação à aparência, ao conforto e à maneira de se vestir. Esse é um dos principais motivos que levou a moda italiana a se tornar referência mundial.
No cotidiano, como são as roupas italianas atuais? O que os nativos vestem e quais são os acessórios preferidos? Para entender como é a moda italiana e como ela influencia as grandes trends do momento, prossiga com a leitura!
Por que a Itália é tão importante para a moda?
A Itália está entre os maiores fabricantes de roupas e tecidos em geral do mundo. Isso porque todos os materiais são extremamente sofisticados e se destacam pela qualidade. Não é surpresa que o país é um dos maiores exportadores, principalmente de sapatos, bolsas e vestidos nobres.
A influência da moda italiana masculina e feminina remonta ao Renascimento, período que se estendeu do século XIV até o século XVII. Como o próprio nome sugere, nesse momento, a Itália foi o berço de um importante movimento que reconfigurou a política, a literatura, a moda e outros aspectos da vida.
Todas essas mudanças foram absorvidas pela Europa, mas a Itália foi a grande difusora das novidades. Inclusive, esse é um dos motivos que explica o motivo de Milão ser considerada uma das capitais da moda.
Como a moda italiana influencia as grandes trends?
Perceba que, desde o século XIV, a Itália influencia as tendências de moda. No entanto, a década de 60 merece um destaque especial. Nessa época, o cinema italiano e norte-americano popularizaram ainda mais o estilo italiano masculino e feminino.
O longa La Dolce Vita de Federico Fellini, assim como as estrelas hollywoodianas Audrey Hepburn e Elizabeth Taylor, por exemplo, tornaram-se referências do modo de vestir italiano. É possível afirmar que esse foi o momento da consagração e da popularização da moda italiana no restante do mundo.
Quais são as principais marcas italianas?
Atualmente, existem inúmeras grifes italianas importantes para o mundo da moda. A seguir, selecionamos as principais marcas que fazem sucesso e são objetos de desejo por homens e mulheres. Confira cada uma delas!
Gucci
Fundada em 1921 por Guccio Gucci, começou com peças de couro produzidas artesanalmente pela família do estilista. Não demorou muito para a loja ganhar notoriedade entre a alta burguesia e se tornar referência em sapatos e bolsas da moda.
O cinto Gucci Itália com a icônica fivela em formato das letras “GG”, iniciais do nome do fundador, tornou-se uma peça que nunca sai de moda. O valor do item pode chegar a milhares de reais, o que sugere uma exclusividade que poucas grifes são capazes de alcançar.
Armani
Conhecida pela elegância e pela sofisticação, Armani tinha como prioridade criar ternos com cortes modernos, além de tecidos e caimentos impecáveis. Para a moda italiana feminina, o foco era trazer liberdade e peças utilitárias.
Giorgio Armani foi um dos pioneiros na consagração da alta costura, com Armani Privé e marcas mais acessíveis, como Armani Exchange e Emporio Armani. Além de atuar no segmento de vestuário, com bolsas, carteiras, cintos e acessórios, na década de 80, a marca lançou uma linha de perfumes, consolidando o sucesso.
Valentino
A grife de Valentino Clemente Ludovico surgiu em 1932, sinônimo de excelência e qualidade até hoje. Atualmente, a marca produz não só roupas, mas óculos, relógios, bolsas e acessórios. As peças têm como característica marcante as cores diferenciadas e o luxo.
Prada
Inicialmente, com o nome de Fratelli Prada, a marca foi fundada em Milão, em 1913, por Mario Prada, um artesão de bolsas. No entanto, somente no final da década de 80, a grife tornou-se sucesso, com o lançamento da icônica bolsa de mão Prada Galleria.
Dolce & Gabbana
Com a união dos italianos Domenico Dolce e Stefano Gabbana, a grife surgiu em um pequeno ateliê em Milão com o objetivo de trazer sensualidade, poder e feminilidade para todas as mulheres. Com pouco tempo, a marca conquistou o olhar de muitas famosas que ajudaram a alavancar a D&G rapidamente.
Como os italianos se vestem?
A expressão “la bella figura” diz muito sobre quanto os italianos se preocupam com a aparência. Na hora de se vestir, eles prezam pelo conforto, mas de maneira elegante e sofisticada em qualquer situação do dia.
Isso significa que a roupa italiana feminina simples carrega um diferencial, ou seja, sempre vai ter um detalhe, aplique ou recorte que a torna especial. Por isso, o país atrai profissionais da moda do mundo todo, o ano inteiro!
Onde comprar bolsas e sapatos finos, inspirados na moda italiana?
Você encontra bolsas e sapatos finos, inspirados na moda italiana, sem sair de casa, na nossa loja virtual! Sempre de olho nas grandes tendências, o nosso portfólio reúne peças incríveis, sofisticadas e de alta qualidade. Confira e apaixone-se pelas opções!
Deixe um comentário