Colorimetria pessoal: o que é e como descobrir a sua
Você já ouviu falar em colorimetria pessoal? Esse método é muito útil na hora de montar os looks e fazer a maquiagem. A partir dele, é possível escolher os melhores tons para a produção, de acordo com a sua pele, os seus olhos e o seu cabelo.
Afinal, como fazer colorimetria pessoal na prática? Por que vale a pena investir nessa análise? Para esclarecer essas e outras dúvidas, prossiga com a leitura! Ao longo deste, conteúdo você descobrirá tudo sobre a abordagem!
O que é colorimetria pessoal?
O que é colorimetria pessoal? Trata-se de um método de análise das cores que mais valorizam a aparência de uma pessoa. O estudo considera características como tom e subtom da pele, dos olhos e do cabelo.
Com base nesses fatores, é possível determinar quais são as cartelas de coloração pessoal mais adequadas para o guarda-roupa e a maquiagem da pessoa, criando uma harmonia visual e realçando a beleza natural.
Além disso, a colorimetria pessoal contribui para amenizar olheiras, manchas na pele e até marcas de expressão. Em geral, investir nessa análise ajuda a fazer escolhas mais assertivas na hora de comprar roupas e acessórios, facilitando a montagem do look.
Como essa técnica funciona?
Agora que você entendeu o significado de colorimetria, é provável que esteja se perguntando como ela é feita na prática. Em primeiro lugar, é preciso estar sem maquiagem, com um hobby branco, colo à mostra e cabelo preso.
O profissional chamado personal stylist faz diversos testes de modo a analisar e concluir quais cores harmonizam melhor com a pessoa. Para isso, coloca tecidos de diferentes tons abaixo do queixo do cliente.
A partir da tabela de cores da colorimetria, define-se qual é a melhor cartela. Esse material consiste nas chamadas “12 estações de coloração pessoal”. Em geral, são tonalidades classificadas em grupos direcionados para um determinado fototipo de pele, em conjunto com a cor dos olhos e dos cabelos.
Principais paletas da colorimetria pessoal
Para você entender melhor como a colorimetria pessoal funciona, trouxemos as principais paletas utilizadas na técnica. Conheça cada uma delas e descubra como as cores são classificadas.
Verão puro
O verão puro é composto por cores frias, delicadas, de baixo contraste e saturação. Por isso, destacam-se o lilás, o azul-acinzentado, o off-white e as candy colors. As pessoas dessa cartela possuem pele clara com subtom rosado, assim como olhos e cabelos claros.
Verão suave
As cores da paleta verão suave possuem baixa intensidade, são opacas e contêm pigmentação acinzentada. Alguns exemplos dessa cartela, são: verde-hortelã, tons de caramelo e azul-jeans.
As pessoas dessa coloração possuem pele, olhos e cabelos um pouco mais escuros que a do verão puro, ou seja, o nível de coloração fica entre o médio e baixo. Nesses casos, a dica é evitar cores muito intensas e vivas, como o laranja e o amarelo mostarda.
Verão claro
O verão claro também contempla cores com matrizes claras e frias, porém, mais próximas dos tons vibrantes. Azul-marinho, verde-esmeralda e coral são ótimas pedidas. Geralmente, pessoas que queimam com facilidade no sol e possuem coloração de pele com bastante contraposição são as que melhor harmonizam com essa cartela.
Inverno intenso
Tal como o próprio nome sugere, o inverno intenso possui uma cartela de cores mais vibrantes e vivas. Nesse sentido, amarelo-vivo, branco-puro, preto e cinza são escolhas interessantes. A cartela costuma harmonizar com pessoas de peles bem claras com subtom amarelado.
Inverno profundo
O inverno profundo é marcante, composto por tonalidades opacas e de alto contraste. Vinho, vermelho-tomate, berinjela e preto fazem parte dessa cartela. Pessoas com peles negras, de sub tom acinzentado, cabelos e olhos escuros brilhantes combinam perfeitamente com essa classificação.
Primavera pura
A cartela da primavera pura traz cores quentes, saturadas e intensas. Tons luminosos, como amarelo, laranja e verde-bandeira, funcionam muito bem. Pessoas ruivas ou com o cabelo em tons de dourado costumam harmonizar perfeitamente com essa paleta.
Outono puro
Cores opacas e quentes fazem parte da paleta de outono puro. Nesse caso, dê preferência para o marrom, o salmão, o mostarda e o verde-militar. Pessoas com alto contraste dos olhos e dos cabelos com a pele são as mais aderentes a essa paleta.
Como descobrir a sua colorimetria em casa?
Para descobrir qual é a sua colorimetria pessoal, faça testes em frente ao espelho. Experimente roupas com diferentes cores e avalie se a peça destaca os seus pontos fortes, como a cor do seu cabelo.
Do contrário, ou seja, se a cor evidenciar as olheiras, por exemplo, é sinal de que essa não é a melhor escolha. Para chegar a uma conclusão mais assertiva, a dica é se concentrar nas peças superiores.
Isso significa que há mais flexibilidade na escolha do tom da parte de baixo da roupa, nos sapatos e nas bolsas. Além disso, se o amarelo não for a tonalidade indicada para você, é possível trazê-lo na sandália, por exemplo, sem comprometer a colorimetria ideal!
Complemente seu look colorido com as nossas peças!
Agora que você já sabe tudo sobre colorimetria pessoal, que tal ir às compras? Aqui, você encontra diferentes cores e modelos de bolsas, sapatos e acessórios. Confira o nosso portfólio para escolher as peças que melhor combinam com você e o seu estilo!
Deixe um comentário