Tecido sintético: definição, tipos e benefícios
O tecido sintético está por toda a parte, seja no vestuário, seja nas roupas de cama, seja nos acessórios. Em relação à moda, esse tipo de revestimento é provavelmente um dos mais utilizados.
Os primeiros tecidos sintéticos apareceram por volta da década de 1930 e desde então popularizaram-se entre nós. Você sabe do que eles são compostos e quais tipos de benefícios proporcionam?
Para descobrir as respostas, prossiga com a leitura! Ao longo desse conteúdo, você vai aprender tudo sobre tecido sintético e por que optar por peças com esse revestimento pode ser uma boa escolha. Vamos lá?
O que é?
Você pode não saber o que é tecido sintético, mas certamente já o usou. Ele é feito com fibras artificiais, ou seja, a produção passa por um processo fabril que transforma uma matéria-prima natural em determinado material, como a poliamida.
Principais tipos
Você sabia que existem diferentes tipos de tecido sintético? Cada um deles possui suas próprias características e propriedades. A seguir, confira algumas das principais fibras artificiais.
Courvin
O tecido courvin é um tipo de couro sintético maleável, grosso e bastante resistente. Geralmente, ele aparece em cores neutras, como branco, preto e caramelo. Para quem deseja uma alternativa semelhante ao couro natural, o courvin pode ser uma escolha interessante.
Normalmente, esse tipo de tecido é utilizado no revestimento de bancos automotivos, bolsas, mochilas e carteiras. Quando empregado em itens de moda, o resultado costuma aparecer em peças elegantes, ideais para mulheres adeptas do estilo clássico.
Couro sintético
Quando falamos sobre os tipos de tecido couro sintético, os mais comuns são o courvin e o corino, também conhecido por “courino” ou “corano”. Esses revestimentos são bastante parecidos com o couro natural e podem aparecer em diferentes tonalidades e texturas.
Então, se você gosta de peças em couro, mas está à procura de uma opção mais acessível, o corino é a escolha ideal. É possível encontrar desde calças e jaquetas até tênis nesse tipo de tecido.
Córdoba
O córdoba é outro tipo de tecido sintético para bolsas bastante comum. Um diferencial interessante é que esse revestimento é impermeável. Além disso, o material é grosso, o que ajuda a evitar rasgos e permite carregar itens pesados. Por esses motivos, ele aparece frequentemente em sacolas, eco bags e bolsas de praia.
Poliamida
A poliamida foi o primeiro tecido sintético desenvolvido no mundo têxtil. Essa fibra é proveniente do petróleo e costuma aparecer em diversos itens da moda, como bolsas, mochilas, sacolas e roupas íntimas.
O tecido possui uma textura macia e secagem rápida. É muito comum encontrar acessórios e peças de vestuário revestidas de poliamida com fibras naturais. Nesses casos, diz-se que o tecido é misto ou semi-sintético.
Elastano
O elastano é uma fibra artificial popular, principalmente na moda esportiva. Calças leggings e tops fitness, por exemplo, costumam ser feitos com esse material. O tecido possui um aspecto brilhante e elástico, o que confere beleza e conforto às roupas feitas com esse tipo de material.
Cuidados com as peças
Agora que você já sabe o que é tecido sintético, é chegado o momento de aprender quais são os principais cuidados com as peças e os acessórios confeccionados com essas fibras. Dessa forma, você consegue manter os seus itens bonitos e duráveis por muito mais tempo.
Em primeiro lugar, na hora de lavar roupas de tecido sintético, utilize água fria e detergente neutro ou sabão de coco. Assim, você preserva a elasticidade e evita o desbotamento de peças coloridas. Inclusive, é interessante reunir roupas do mesmo tecido e tonalidade na hora de lavar.
No caso da limpeza externa de bolsas, a atenção precisa ser redobrada. Isso porque a aplicação de produtos impróprios ou de receitas caseiras pode danificar, ou manchar o revestimento. O ideal é levar a sua bolsa em lavanderias especializadas ou comprar limpadores específicos para o tipo de tecido.
Vantagens
Além da facilidade e da disponibilidade de encontrar peças em tecido sintético no mercado, esse tipo de fibra oferece outras vantagens. Em relação às roupas, o material é perfeito para looks de inverno, já que são mais quentes que as peças em tecido natural, a exemplo das jaquetas de nylon.
Já as bolsas nesse material, por exemplo, costumam apresentar alta durabilidade se forem bem cuidadas. Outra vantagem é que a coloração normalmente demora mais tempo para desbotar em comparação com as bolsas de tecido natural tingidas.
Por fim, peças feitas com esse tecido amassam menos e muitas delas dispensam o uso de ferro de passar. Por esse motivo, você pode guardar suas roupas de fibra artificial dobradas em vez de penduradas no cabide.
Encontre sapatos e bolsas em tecido de qualidade na Corello!
Gostou de saber mais sobre tecido sintético e já está pensando nas próximas compras? Na loja virtual da Corello, você encontra diversas opções de sapatos, bolsas e acessórios em diferentes materiais. Nossos itens são confeccionados com fibras de primeira qualidade e acabamentos incríveis! Confira o nosso portfólio!
Deixe um comentário