Descubra onde fica a capital da moda e qual é o seu significado
Se você chegou nesse conteúdo, provavelmente já deve ter ouvido falar ou se deparado com a expressão capital da moda em algum momento. Sabe onde ela se localiza e o que significa exatamente?
Algumas cidades detêm o status de serem verdadeiros polos da moda, seja por conta das tendências que lançam ou em virtude da forte presença no mercado, tanto sob o aspecto de produção e divulgação quanto de consumo.
Agora, ficou mais fácil imaginar quais são os possíveis candidatos a esse posto, né? Na verdade ele já foi eleito há muitos anos e não é somente um. Siga com a leitura e entenda melhor.
O que significa capital da moda?
A expressão refere-se a cidades que possuem forte influência da moda em escala mundial. Além disso, elas lançam tendências e inovações de forma contínua e consistente. A maioria dos desfiles internacionais de grandes marcas, feiras, premiações e eventos também acontecem nessas regiões.
As indústrias e os grandes nomes de designers também costumam estar localizados nas chamadas capitais da moda. Em linhas gerais, é ali que está a concentração da produção, do consumo e dos lançamentos das principais grifes.
Qual é a capital da moda?
Milão é conhecida como a capital mundial da moda desde o século XVI. Ainda na Idade Média, essa cidade italiana se posicionava como um importante centro de produção de tecidos, joias, sapatos e tapeçarias.
Ao longo dos anos, Milão não somente reforçou, mas também aumentou a sua influência como capital da moda e foi capaz de consolidar-se na posição, permanecendo no posto até os dias atuais.
Por outro lado, outras cidades adquiriram relevância significativa quando falamos sobre esse assunto. Ao lado de Milão, Londres, Nova York e Paris passaram a assumir esse status, hoje sendo vistas como as principais capitais da moda no mundo.
A importância de Milão como capital da moda
Você já reparou que os mais importantes desfiles internacionais acontecem em Milão? Pelo fato de ela ser a capital da moda, uma simples observação em um passeio pela cidade é suficiente para entender a sua importância nesse assunto.
Fashionistas e pessoas com looks modernos caminham livremente pelas ruas. No centro, o chamado quadrilátero della moda compreende quatro ruas com enormes vitrines de lojas luxuosas recheadas com coleções de vestidos, acessórios, joias e sapatos recém-lançados.
A capital da moda também pode ser democrática. Lojas menores e mais populares fazem parte do circuito e possuem suas próprias coleções inspiradas nas tendências. Seja apenas para conhecer ou para consumir, vale a pena admirar esse deslumbrante universo!
Últimas tendências da capital da moda
Que tal conferir as últimas tendências da moda 2022 de acordo com os eventos e os desfiles que rolaram em Paris e em Milão esse ano? Eles são verdadeiros termômetros para medir quais cores estão em alta e no que vale a pena apostar. Vamos lá!
Cores vibrantes
Cores vibrantes estão com tudo, principalmente aquelas em neon. O destaque fica para o pink, que aparece nas sandálias rosas e nas roupas. Acessórios também ganham vida com essas tonalidades enérgicas.
Os óculos de sol coloridos, tanto na lente quanto na armação, são ótimos exemplos e é possível vê-los, inclusive, em propostas de looks noturnos. Não podemos esquecer dos tons metalizados e da holografia, pois eles também fazem parte dessa trend!
Botas cowboy
As botas estilo cowboy apareceram em propostas fashionistas como parte de um look urbano. A ideia é usá-las com tecidos leves, minissaias ou até mesmo com peças de alfaiataria. As texturas no couro em modelos de cano longo também são bem-vindas ao lado de apliques e detalhes com brilho.
A volta dos anos 1990
Já comentamos aqui no blog que a influência da moda dos anos 1990 na moda atual está em alta e esse fato foi muito observado nos desfiles internacionais desse ano. Assim, peças em couro, looks rock and roll e xadrez têm ocupado cada vez mais espaço nas coleções.
Mistura de estampas
A moda nunca esteve tão criativa e isso pode ser identificado na mistura de estampas. Sim, elas estão liberadas e aparecem em looks supercoloridos. O mesmo se aplica para o mix de texturas.
A nossa dica é apostar em paletas de cores que provocam contrastes interessantes ou em estampas de animal print. As misturas devem ser pensadas de modo a criar um look harmonioso onde as peças se complementam.
Tons terrosos
Ainda que as tonalidades vibrantes estejam em alta, tons mais neutros não foram esquecidos e o melhor exemplo é a tendência de tons terrosos, principalmente nas roupas.
A nossa sugestão é utilizar essa paleta em looks monocromáticos com apenas um ponto de luz que deve aparecer na escolha da bolsa ou do sapato. Um exemplo é acrescentar uma bolsa de mão em azul-cobalto ou uma sandália verde.
Encontre bolsas e sapatos da moda na Corello!
Acompanhar as notícias, os blogs de fashionistas e os editoriais da capital da moda é uma forma bastante eficiente de estar por dentro das tendências e descobrir novidades. Por outro lado, uma forma de adquirir bolsas, sapatos e acessórios em alta é pela Corello!
Em nosso catálogo, você encontra coleções para todos os gostos, desde peças clássicas até as mais modernas. Há uma infinidade de modelos de bolsas, sapatos e acessórios, tudo que você precisa para estar na moda! Continue acessando o nosso blog e confira outros conteúdos como este!
Deixe um comentário