Benefícios da meditação e como começar a praticar
Provavelmente, você já ouviu falar bem da meditação e talvez tenha se perguntado se a prática realmente é tão poderosa quanto falam. Um spoiler: é sim! Parar e respirar por alguns minutos tem resultados incríveis para sua saúde mental e física. A técnica milenar, inclusive, é estudada pela comunidade científica no mundo todo, que comprova cada vez mais os benefícios da meditação.
Pesquisas mostram que a meditação ajuda a combater depressão, ansiedade e estresse, além de ser uma aliada do sistema imunológico. A técnica traz clareza no pensamento, ajuda na tomada de decisões e tem todos esses efeitos biológicos surpreendentes.
Os benefícios da meditação
E esses são só alguns dos benefícios da meditação, pois a lista é ainda mais longa! A prática ajuda até na sua manutenção do peso, já que o estresse pode contribuir com alterações no apetite e, com a técnica, você consegue ter melhor clareza dos seus pensamentos, o que contribui para uma relação mais saudável com a alimentação.
As práticas de meditação ainda ajudam a reduzir em 47% as chances de ataque cardíaco e infarto em adultos, segundo a Associação Americana do Coração. Inclusive, essa técnica é indicada por médicos para a saúde cardiovascular.
E não é só isso, acredita? Confira quais os benefícios da meditação!
Ajuda na ansiedade e no estresse
Segundo estudo feito pela Johns Hopkins, nos Estados Unidos, meditar diariamente por 30 minutos ajuda a aliviar os sintomas da ansiedade e da depressão. Parar e prestar atenção na respiração gera melhora entre os pensamentos e na mente, o que contribui muito para sanar problemas de origem emocional.
Com a meditação, é possível ter maior controle dos pensamentos negativos que são tão comuns em pessoas com ansiedade e depressão. Com isso, cria-se um fortalecimento da atividade cerebral, já que, com a técnica, os praticantes passam a perceber e aceitar melhor as dificuldades do dia a dia. Esses são alguns dos benefícios da meditação para o cérebro.
Melhora a função imunológica
A meditação ainda ajuda a intensificar a ação da enzima telomerase, ligada principalmente ao sistema imunológico. Para isso, é necessário combinar a prática com outros hábitos, como alimentação saudável.
A diminuição do gasto de oxigênio pelas células — que é causada pelos estados de relaxamento — provoca uma redução do metabolismo e, consequentemente, há uma desaceleração no funcionamento do cérebro. Tudo isso combinado contribui para que haja um aumento da sensação de prazer e motivação logo após a meditação.
Contribui para o sono
Aprender como fazer meditação ainda vai te ajudar a dormir melhor! Com a técnica, você conseguirá diminuir aqueles pensamentos que ficam rondando quando deitamos na cama. Com isso, vai passar a pegar no sono com mais facilidade.
Uma boa qualidade no sono vai te fazer mais produtiva, mais relaxada e plena. Sem contar que é sempre bom estar descansado, não é mesmo?
Como começar a praticar?
Achou interessante? Que bom! Começar a praticar não é difícil, porque qualquer pessoa está apta para meditar. No começo, é natural que haja mais dificuldade, mas, com o tempo, você conseguirá dominar cada vez mais a técnica, e a meditação começará a ser algo natural no seu dia a dia.
Existem diferentes tipos de meditação, mas, basicamente, meditar é estar sentado, ereto, de olhos fechados e respirando. Você pode começar desta forma e, se preferir, procurar pelos benefícios da meditação guiada, em que terá alguém te ajudando durante este processo.
Também é possível utilizar aplicativos ou sites de meditação que podem te auxiliar principalmente neste início. Caso prefira não recorrer a eles, tudo bem! Para começar, siga esses passos:
- Reserve entre 10 e 20 minutos;
- Vá para um local silencioso;
- Sente-se em uma postura confortável;
- Feche os olhos;
- Respire e inspire profundamente;
- Preste atenção na sua respiração.
A ideia é que você faça isso entre 10 e 20 minutos — ou mais, se você quiser! — todos os dias. É natural que pensamentos apareçam durante este período, e você não precisa se repreender por isso. Não dê tantos ouvidos a eles, deixe que eles cheguem e passem. Quando desfocar, volte a prestar atenção na sua respiração. No começo, inclusive, você pode contá-las para conseguir ter um foco maior.
E os seus pés durante a meditação?
Tem quem prefira meditar descalço, mas, se você é do tipo que não tira o calçado dos pés, que tal conferir na Corello algumas opções de rasteirinhas e chinelos, além de vários outros sapatos?
E, claro, na hora da meditação, deixe o celular e seus pertences guardados em uma bolsa ou em algum lugar em que você não se distraia com notificações! Isso é super importante para manter o foco.
Confira, no site da Corello, todos os nossos calçados e bolsas, além de cintos e outros acessórios que podem te acompanhar em todas as ocasiões, da meditação ao trabalho, ao happy hour ou seja onde for!
Deixe um comentário